sábado, 21 de maio de 2022

Temporal rompe tubulação da adutora que abastece Cabaceiras e cidade ficará com abastecimento suspenso


A chuva registrada na última sexta-feira (20) causou alguns estragos em pontos da cidade de Cabaceiras, no Cariri Paraibano. A intensidade das águas rompeu o cano da adutora que trás água do Açude de Boqueirão para abastecer a cidade. Com isso, o município terá o abastecimento interrompido sem data certa para o retorno.

O diretor da Cagepa em Cabaceiras, Daniel Farias, informou que não existe previsão para a retomada do abastecimento, devido os estragos na rede.

As águas danificaram o pontilhão de entrada cidade, derrubaram o letreiro da Roliude Nordestina, as paredes do campo de futebol e de um clube desativado, conhecido por Guarani.


Prefeitura de Cabaceiras utiliza máquinas para desobstruir passagens após forte temporal



Assim que a chuva foi reduzida ainda na noite desta sexta-feira, a Prefeitura de Cabaceiras já iniciou o trabalho de desobstrução vias, após forte temporal.

O prefeito Tiago Castro informou que está avaliando dos estragos, mas só amanhã deste sábado terá condições de analisar com mais detalhes: “Foi uma chuva muito forte que durou mais de uma hora. Já observamos alguns estragos como a queda do letreiro da Roliúde Nordestina, parte da estrutura do estádio de futebol. Graças a Deus só prejuízos matérias. Amanhã vamos está cedo analisando casa ponto”, expressou o prefeito Tiago Castro.


Com chuvas no Cariri, Boqueirão tem aumento de 23cm em sua lâmina d’água




Dados oficiais divulgados pelo Departamento Nacional de Obras Contra à Seca – Dnocs – apontaram que, com as precipitações na região, o açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, teve um aumento de 23cm na sua lâmina d’água, que correspondem a 3.990.409 m3.

Com isso, o manancial chega a um total de 132.789.581 m3, 28,5% de sua capacidade total.

Ainda conforme o Dnocs, a válvula dispersora de Boqueirão segue aberta com vazão de 240 l/s desde o dia 11 de maio.


Fontes: Blog do Bruno Lira / PB Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário