terça-feira, 16 de agosto de 2022

Brejo da Madre de Deus vivencia XV Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco


O município do Brejo da Madre de Deus vivencia desde 15 até 20 de Agosto da XV Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco com diversas atividades elaboradas pela gestora da antiga Casa de Câmara e Cadeia (CCAM/FUNDARPE) Mônica Mendonça.

Mônica Mendonça compartilhou com o blog o início do evento:


"Novamente a experiência está sendo maravilhosa. Já na abertura contamos com a presença dos alunos da EREM André Cordeiro, 3⁰ ano "A", acompanhados da excelente educadora, Bel Cristianne. Foi um momento indescritível, emocionante, repleto de diálogos frutíferos, reflexões, discussões sobre perspectivas de vida, destacando a importância da constituição, valorização e preservação do diversificado e valioso patrimônio do Brejo da Madre de Deus!
Também tivemos a honra de contar com presença do Exmo. Juiz de Direito da comarca do município, Dr. Altino Conceição da Silva, do ator e diretor teatral Ricardo Mourão, do fotógrafo César Augusto , de Renata Gabriela , nossa parceira e, atualmente, mediadora do Museu Municipal Dulce Pinto e, para completar a felicidade, recebemos a visita e do grande amigo e conterrâneo, Padre Adilson Ferreira que hoje reside em Roma, a serviço do Vaticano.
Aos parceiros que até aqui colaboraram para a realização deste evento, todo meu respeito, admiração e sinceros agradecimentos!"


Desde o ano de 2008, a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, vem sendo promovida pela Secult e Fundarpe, sob a responsabilidade e coordenação da Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural, este importante evento foi criado com o objetivo de comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, 17 de agosto. Desde a sua primeira edição, o Brejo da Madre de Deus participa efetivamente, promovendo diversos eixos de ações culturais, ampliando debates, para difundir uma melhor compreensão acerca das formas de constituição, valorização, reconhecimento, valorização e preservação do rico, relevante e diversificado patrimônio cultural do município.

Em 2022, a 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco será realizada de 15 a 20 de agosto com o tema: Patrimônio Cultural: resistências e perspectivas, com o intuito de evidenciar e debater acerca das ações de preservação e salvaguarda dos patrimônios culturais durante o período pandêmico e a elaboração de propostas e estratégias que apontem perspectivas para novos caminhos de desenvolvimento no universo cultural pernambucano.

Os cuidados com a transmissão da Covid-19 permanecem, mas já podemos realizar encontros presenciais, pois assim como na vida, o patrimônio cultural se reinventa e resiste, garantindo a diversidade e a sobrevivência dos espaços e territórios de criação, considerados sagrados, bem como a produção e a difusão da nossa diversidade cultural.


A programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural do Brejo da Madre de Deus, tem como objetivo celebrar esta retomada em grande estilo - contando com a colaboração de vários amigos e parceiros, determinantes para a sua realização - com o intuito de estabelecer perspectivas e assegurar a resistência de espaços de diálogos e debates sobre as diversas formas de compreensão, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais, materiais e imateriais, do município, promovendo visitas guiadas, palestras, exibição do documentário sobre J Borges “Uma vida na Xilogravura”, coordenado pelo artista Cacau Arcoverde, recital com o ator Emmanuel Barros, rodas de diálogos e poesias, exposição de artes plásticas do artista Marco Lopes, apresentação cultural do trio pé de serra “Flor do Sertão”, culminando com a participação especial do fantástico Balé Popular Papanguarte, da cidade de Bezerros, que neste ano completa 25 anos de existência e resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário