terça-feira, 30 de agosto de 2022

Tremor de terra é registrado na região de Belém do Brejo do Cruz/PB


No dia de ontem segunda-feira (29), um novo tremor de terra foi registrado na cidade de Belém do Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba. Este é o segundo caso registrado em menos de uma semana naquela região.

Na última terça-feira (24), o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou um abalo com magnitude preliminar calculada em 2.2 mR.

Hoje, foi registrada uma magnitude preliminar calculada em 1.8 mR. Conforme informações do LabSis, moradores do município conseguiram sentir e ouvir o tremor desta segunda (29).

Os dois tremores são considerados pequenos e praticamente imperceptíveis. De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), tremores de magnitude 2 a 4 são semelhantes a um veículo grande passando numa rua.


Porém, de 4 a 6, vidros podem ser quebrados e paredes, rachadas. De 6 a 7, edifícios e construções frágeis começam a ser danificados, e, conforme aumenta a magnitude, os danos podem ser totais. Acima de 9, a destruição é total e as oscilações de terras podem ser vista. Entretanto, na Paraíba, os tremores são baixíssimos.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário