O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) escolheu, na manhã deste sábado (29), as urnas eletrônicas que serão auditadas pelo órgão no segundo turno das eleições neste domingo (2). O evento aconteceu no auditório do Tribunal Pleno, na sede do TRE-PB, em João Pessoa. As urnas foram escolhidas por partidos políticos e entidades indicadas pelo TRE-PB. A Polícia Federal responsável pelo transporte, participou da cerimônia.
Das 23 (vinte e três) urnas eletrônicas escolhidas, 20 (vinte) urnas passarão por testes de integridade, e 3 (três) por testes de autenticidade.
Foram escolhidas urnas das seções eleitorais dos Municípios de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras, Santa Rita, Patos, Itabaiana, Alhandra, Capim, Bayeux, Juarez Távora, Olivedos, Souza, Serraria, Nova Floresta, Santa Teresinha, Gurinhém, Serra Branca, Vieirópolis, Lastro e Boqueirão, As urnas escolhidas serão substituídas nos locais de votação por urnas de contingência, que costumam ser mantidas pela Justiça Eleitoral para os casos de necessidade de substituições de emergência e de trocas necessárias em razão da auditoria.
O recolhimento e o transporte das urnas a serem auditadas se iniciará ainda hoje, e contará com o apoio e a escolta da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal, incumbindo à Polícia Federal ainda a realização da segurança de referidas urnas, desde o momento da chegada ao local reservado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba para a realização doa auditoria, até o término da apuração da votação.
O presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-PB, juiz José Ferreira Ramos Júnior, destaca que é extremamente importante a presença dos partidos políticos e das entidades fiscalizadoras para dar mais transparência a auditagem. O Tribunal convidou as seguintes entidades fiscalizadoras: Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Partidos Políticos, Ministério Público, Polícia Federal, Tribunal de Contas da União (TCU), Associação Paraibana de Imprensa (API), Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro e a Assembleia Legislativa.
O presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-PB, juiz José Ferreira Ramos Júnior, destaca que é extremamente importante a presença dos partidos políticos e das entidades fiscalizadoras para dar mais transparência a auditagem.
“Após a escolha, os juízes eleitorais das cidades indicadas já foram informados e as urnas serão trazidas para João Pessoa pela Polícia Rodoviária Federal. Neste domingo, dia da eleição, a Comissão acompanhará todo o processo eleitoral direto da central instalada pelo TRE-PB no Espaço Cultural na Capital”, explicou o juiz.
O presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Marcio Maranhão, elogiou o TRE-PB pela auditagem, afirmando que “a Justiça eleitoral tem dado exemplo de transparência, aberta a qualquer tipo de auditoria, sobretudo nas urnas eletrônicas”. Marcio também reiterou que a OAB tem total confiança no processo eleitoral e nas urnas eletrônicas.
Além da OAB-PB, Marcio também destacou a participação dos advogados dos partidos políticos na escolha das urnas que serão auditadas, ressaltando que os profissionais da advocacia contribuem de forma decisiva para o fortalecimento da democracia durante as eleições. Ele também elogiou a postura do juiz Ferreira Junior “pela capacidade de articulação, diálogo, o que possibilita cada vez mais o aperfeiçoamento dos procedimentos da Justiça eleitoral”.
Por fim, o juiz Ferreira Junior finalizou o evento de hoje convidando toda a sociedade paraibana a comparecer ao Espaço Cultural para verificar in loco a transparência da votação eletrônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário