sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

PARAIBA: Hospital de Queimadas realiza ação alusiva ao Janeiro Branco com palestra sobre a importância da saúde mental e dinâmicas


A saúde mental interfere no nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Ela afeta a maneira como pensamos, sentimos e agimos quando enfrentamos a vida. E quando ela está em equilíbrio, nos proporciona o ajuste necessário para lidarmos com as emoções positivas e negativas. E a campanha Janeiro Branco surgiu para chamar atenção para a importância de olharmos a saúde mental também como prioridade. E foi, justamente, esse o enfoque da ação que trabalhou essa temática no Hospital Geral de Queimadas, neste início de semana, com palestra e dinâmica sobre a importância da Saúde Mental.

A Psicóloga e Coordenadora da Rede de Psicólogos do Município de Queimadas, Rayanne Chagas, trabalhou a importância do Janeiro Branco com a participação da Psicóloga do CAPS do município, Juliana Tavares. Houve ainda distribuição de material educativo e de brindes e ainda um lanche coletivo no final das atividades.

A Psicóloga da unidade, Renata Prado, destaca que a proposta foi contribuir com a prevenção de transtornos mentais e despertar nos profissionais de saúde um momento de reflexão. “É necessário que as pessoas desenvolvam a prevenção e, este ano, trabalhamos a temática “A vida pede Equilíbrio”, pois tem dias que não damos conta de tudo e precisamos entender que, mesmo assim, está tudo bem. Esse entendimento simboliza bem o equilíbrio”, reforça Renata. A ação no Hospital foi coordenada pela Comissão de Educação Permanente e foi realizada no hall de entrada da unidade, um espaço aberto, para que uma maior quantidade de profissionais e visitantes pudessem participar.

A Diretora Administrativa do Hospital, Eva Cordeiro, reforça a relevância da ação. “Cuidar da saúde mental deve ser uma ação tão importante e presente na vida das pessoas quanto o cuidado com o corpo. Da mesma forma que alguém se preocupa em estar bem fisicamente, é essencial que também se preocupe em estar bem emocionalmente. Infelizmente, muita gente ainda não pensa assim e negligencia o cuidado com a saúde mental e o Janeiro Branco surge para chamar atenção para esse debate, principalmente, de forma preventiva como trabalhamos aqui”, finalizou a diretora, que também participou da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário