quinta-feira, 3 de abril de 2025

MINISTÉRIO PÚBLICO DA PARAÍBA ABRE INVESTIGAÇÃO SOBRE ACIDENTE COM ÔNIBUS ESCOLAR EM PILÕES

(Imagem: Reprodução)

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu uma investigação sobre o acidente com um ônibus escolar em Pilões (PB), que resultou na morte de dois estudantes, ocorrido na última terça-feira (1º).

De acordo com o órgão ministerial, a investigação está sendo conduzida pela 2ª promotora de Justiça de Guarabira, em substituição, Ivete Arruda, com o auxílio do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa da Criança e do Adolescente e da Educação (CAO CAE).

Ainda de acordo com o MPPB, no dia do acidente, a promotora determinou diligências para apurar as circunstâncias do acidente e expediu um ofício à Secretaria de Educação de Pilões, solicitando informações sobre o cadastro do veículo acidentado, a identificação do condutor e informações sobre sua habilitação, sobre o contrato de prestação de serviço, a relação dos alunos que faziam uso do transporte ofertado e as providências já adotadas em relação ao assunto.

Também foi solicitada à Ciretran de Guarabira a lista dos veículos cadastrados, informações sobre a fiscalização de veículos escolares no município de Pilões e sobre o ônibus envolvido no acidente. A promotora requereu ainda à autoridade policial cópia do inquérito policial instaurado para investigar o acidente.
Responsabilização dos gestores

Segundo a promotora de Justiça, é uma obrigação legal dos gestores municipais encaminhar os veículos do transporte escolar para as vistorias, sob pena de responderem por ato de improbidade administrativa e de serem responsabilizados, em caso de acidentes.

“É obrigatório o encaminhamento de todos os veículos de transporte escolar para vistorias. Infelizmente, muitos gestores deixam de encaminhar os veículos, mesmo notificados para tanto, sendo necessário atuação posterior do Ministério Público com a interposição de ações civis públicas para a regularização dos veículos e apuração da omissão dos gestores. O MPPB faz um alerta aos gestores públicos, responsáveis legais pelo encaminhamento dos veículos, para o comparecimento às vistorias, buscando-se minimizar os riscos para crianças e adolescentes e evitar essa triste situação que ocorreu em Pilões”, disse a promotora de Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário