Foi apresentado na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, na última terça-feira (06), o Projeto de Lei nº 125/2025, de autoria do vereador Tallys Maia (PSD), presidente da Comissão de Legislação e Justiça. A proposta prevê a alteração da nomenclatura do Teatro Municipal para Teatro Municipal Avani Lopes Feitosa, em homenagem à artista reconhecida como uma das precursoras das artes cênicas no município.
A justificativa do projeto ressalta que a mudança atende a um antigo pleito da classe artística local, que busca reconhecer publicamente a contribuição de Avani, amplamente reverenciada como a "Dama do Teatro Santa-cruzense".
“A trajetória de Avani se confunde com a história do teatro santa-cruzense. Já na década de 1980, quando o Grupo Teatral Capibaribe (Grutecap) ainda dava seus primeiros passos e se apresentava no auditório São José Santa Cruz — em uma época em que a cidade sequer possuía teatro —, Avani já se destacava como diretora e formadora de talentos nas artes dramáticas locais”, destacou o vereador Tallys Maia ao defender a matéria.
Atualmente, o projeto encontra-se sob análise da Comissão de Legislação e Justiça, cujo presidente solicitou, nesta quinta-feira (08), ao presidente do Legislativo, vereador Augusto Maia (MDB), a realização de um plebiscito popular, conforme prevê o Artigo 104 da Lei Orgânica do Município.
A consulta será promovida no plenário da Câmara ainda neste semestre, aproveitando o contexto de reforma e requalificação do prédio do teatro municipal. A data e o horário do plebiscito serão definidos e divulgados posteriormente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário