sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PF e Receita Federal realizam operação de combate ao contrabando

A Polícia Federal e a Receita Federal realizam nesta manhã de quinta-feira (7) uma operação chamada Teseu. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão em três lojas e seis depósitos no Recife e em Jaboatão dos Guararapes. A ideia é combater o contrabando e descaminho através de importação irregular nesses locais suspeitos. Participam da operação 100 policiais federais e 47 funcionários da Receita.

Todas as áreas investigadas são de propriedade ou administrados por imigrantes chineses. Dois deles foram presos e encaminhados à superintendência da Polícia Federal porque estavam sem documentos que comprovassem estar no Brasil legalmente.

“Eles vão pagar uma multa de R$ 165 e serão liberados. A situação [deles] é regular, mas estavam sem documentação”, informou Giovanni Santoro, chefe de comunicação da Polícia Federal.

Os agentes precisaram arrombar a porta de um dos depósitos. Nos demais, um chaveiro foi acionado. Dentro dos locais os membros da operação começaram a fazer um levantamento das mercadorias guardadas.

As investigações tiveram início há um ano, depois que uma consumidora prestou queixa no Procon sobre problemas apresentados por um determinado produto importado. Levantamentos realizados pela Polícia Federal apontaram esses depósitos e estabelecimentos comerciais onde mercadorias de origem estrangeira, em tese armazenadas irregularmente, são armazenadas e comercializadas.

“A Receita vai fazer retenção de mercadorias estrangeiras que não entraram legalmente no Brasil”, declarou o chefe da divisão de repressão ao contrabando da Receita, Marcos Alexandre Barros.

A Polícia Federal apreendeu celulares, máquinas fotográficas e pendrives que estavam sendo vendidos de forma irregular em duas lojas na Rua da Palma, no Bairro de São José.


Fonte: pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário