sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Gabarito do Enem será divulgado ainda nesta sexta, diz MEC

O gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a página para reclamações de estudantes que se sentiram prejudicados pelo erro na folha de respostas devem ser lançados ainda nesta sexta-feira (12), de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC).

A prova e todos os procedimentos referentes ao Enem haviam sido suspensos, em todo o país, no início desta semana, depois de uma liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará. Nesta sexta, o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou a liminar e liberou o Enem.

“Nós já tínhamos encaminhado o pedido para o presidente do Tribunal. Ele tomou a decisão assim que tomou juízo sobre ele. Podendo resolver 99,9% dos casos, não tinha necessidade de fazer o cancelamento. Temos um trabalho extenso para resolver os casos. Se a gente usar o número exagerado, 99,9% dos alunos estão com suas questões resolvidas”, contou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Cerca de 3,3 milhões de estudantes participaram do Enem 2010, que ocorreu no último fim de semana. Logo depois da primeira prova, no sábado, alguns inscritos reclamaram de erros na folha de respostas e no caderno de provas amarelo.

Na folha de respostas, os enunciados das áreas de conhecimentos estavam invertidos, na comparação com o caderno de questões. Alguns alunos alegam que preencheram o gabarito de forma invertida. O MEC havia informado que abriria uma página na internet para receber pedidos de correção invertida e que os casos seriam avaliados separadamente. O espaço virtual deveria ser lançado na quarta-feira (10) mas, por causa da decisão judicial, não foi publicado.

No Twitter, nesta sexta, o MEC destacou que "só precisa fazer requerimento quem preencheu questões de Ciências Humanas/Ciências da Natureza na ordem inversa do cartão-resposta".

Estudantes que fizeram a prova amarela reclamaram que faltavam questões, outras estavam repetidas, a sequência numérica estava errada e havia, inclusive, páginas da prova branca incluídas no mesmo caderno. A estimativa é que cerca de 2 mil alunos tiveram problemas com a prova amarela e devem realizar um novo exame.

Segund o MEC, a aplicação dessas provas ainda não tem data marcada, mas não deve demorar. A expectativa é que o novo exame possa ser feito para esse grupo nos dias 4 e 5 de dezembro, data a ser confirmada pelas autoridades.

“Tem as atas que registram as ocorrências. Sempre um fiscal pode ser consultado em caso de dúvidas. Nós vamos verificar tudo, com o apoio da AGU. A intenção é fazer essas 2 mil provas em um dia, mas temos que terminar de conferir as atas. Estamos falando, realmente, em uma proporção pequena de estudantes”, concluiu Haddad.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário