quinta-feira, 24 de março de 2011

Hospital Municipal de Belo Jardim é pioneiro na informatização de dados do SUS

A informação é fundamental para a democratização da Saúde e o aprimoramento do SUS, tornando essencial para a descentralização das atividades do município.

O Hospital Municipal de Belo Jardim, Júlio Alves de Lira, é o primeiro de Pernambuco a implantar o sistema DataSus do Ministério da Saúde, que permite a informatização de todas as informações do SUS (Sistema Único de Saúde) no que se refere à gestão de saúde.

Esse trabalho é feito pelo software livre ‘Hospub’ que vai administrar todos os dados, desde marcação de consultas e exames à distribuição e estoque de medicamentos e materiais hospitalares.

De acordo com Abel Fonseca do Ministério da Saúde, a implantação do sistema vai trazer agilidade no atendimento, mais segurança aos funcionários e usuários do SUS, integração dos dados, direcionamento da compra de materiais e maior controle de procedimentos administrativos. “No sistema vai ser incluído e disponibilizado todo o histórico de internações, urgências, emergências, saída de remédios, validade dos produtos, entre outros”, explica o servidor federal.

Segundo o Diretor do Hospital, Maurílio Cavalcanti, a implantação do DataSus vai acabar com a papelada, que gera atraso, melhorando assim a qualidade do atendimento. “Hoje, se você for ao Hospital três vezes no mesmo dia, tem que preencher três fichas diferentes. Com a informatização, seus dados já vão ficar armazenados e é só gerar um novo atendimento”, conta. “Do Recife a Petrolina, nenhum hospital público implantou ainda o DataSus. Esse pioneirismo vai se traduzir em benefícios para a população”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário