segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dinheiro que o Governo do Estado vai pagar pela concessão da BR 232, por mais de duas décadas, daria para duplicar uma BR 104 a cada três anos

Governo de Pernambuco quer consertar trecho da BR 232 gastando o dinheiro de quase nove duplicações da BR 104
Governo de Pernambuco quer consertar trecho da BR 232 gastando o dinheiro de quase nove duplicações da BR 104

 A polêmica que vem tomando conta do noticiário, com o anúncio de que o Governo do Estado vai privatizar a BR 232 sem pedágio, nos leva a fazer alguns cálculos. E o resultado é matematicamente escabroso já que estamos falando do dinheiro público. O Estado se propõe a pagar quase R$ 110 milhões por ano à empresa que vencer a licitação e ganhar a concessão da rodovia (palavra que todo político constrangido usa para evitar admitir que vai “privatizar” algo).

Na prática, a empresa que vencer a concorrência, passará 24 meses fazendo um investimento que não deve ultrapassar os R$ 500 milhões para reformar toda a rodovia. Após esses 24 meses, a concessionária começa a receber uma “mensalidade” do Governo do Estado no valor de R$ 9 milhões. Matemática básica: são R$ 108 milhões por ano. Para duplicar a BR 104 o Governo do Estado fechou contrato com custo de R$ 304 milhões.

O dinheiro gasto com a BR 232, apenas em pouco mais de 130 quilômetros, durante 25 anos, daria para duplicar quase nove vezes a BR 104. Ou melhor, daria para recuperar centenas e centenas de quilômetros de rodovias estaduais que estão abandonadas, causando acidentes e mortes pelo interior.

É muito dinheiro público mal aplicado para remendar uma obra que já foi mal feita desde o início, no governo Jarbas. Governo do qual não se fala mais no Palácio, porque Jarbas agora é aliado do governador Eduardo Campos.

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