terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Prefeito de João Pessoa entrega 12 ônibus adaptados para cadeirantes


Ônibus atendem unicamente aos alunos da rede pública municipal
Alessandro Potter - Secom/ Divulgação
Vanessa SilvaDo NE10/ Paraíba
Ir e voltar da escola diariamente deve ficar menos difícil para crianças e jovens portadoras de deficiência da capital paraibana. Não por acaso, na data em que é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência a Prefeitura de João Pessoa optou por realizar a entrega simbólica dos 12 novos ônibus escolares com acessibilidade para os estudantes da rede pública de ensino municipal. Os veículos foram adquiridos com recursos federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e custaram cerca de R$ R$ 1,6 milhão. Eles passarão a circular a partir do início do próximo ano letivo.

A cerimônia de repasse foi realizada na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro Altiplano. Em seu discurso, o prefeito Luciano Cartaxo (PT) usou uma expressão que por marcou a gestão petista no Recife, capital do estado vizinho: “a grande obra que queremos deixar para a cidade é o cuidado com as pessoas”, disse. 

“Em uma data como esta, dedicada às pessoas com deficiência, nada melhor que nos reunirmos para um ato de amor e acolhimento. Não queremos apenas oferecer uma escola adequada, queremos buscar o estudante em casa, levar para a escola e de volta para casa com conforto e segurança. Estamos muito felizes porque temos a compreensão de que estamos lutando pelas prioridades certas”, complementou. 

Os 12 ônibus adaptados possuem plataforma de elevação e espaços reservados para cadeirantes. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, eles serão divididos para atender aos nove polos educacionais da capital paraibana, buscando e levando diariamente as crianças de casa para o colégio e vice-versa. Enquanto os veículos não entram em circulação, a Prefeitura se comprometeu em realizar uma capacitação com motoristas, cuidadores e todos os profissionais envolvidos no transporte dos estudantes. Cada veículo vai contar com um cuidador, que ficará responsável diretamente pelas crianças e adolescentes. 

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, a rede atende atualmente cerca de 800 estudantes com necessidades especiais, seja com deficiência física, autismo, down ou superdotação. Eles estão distribuídos entre as 95 escolas e 43 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da capital paraibana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário