terça-feira, 15 de abril de 2014

Dilma sugere que população deve ser exigente e pedir mais, no Sertão de PE

No Sertão pernambucano, Dilma Rousseff esteve na cidade de Serra Talhada para assinar a ordem de serviço da segunda etapa da Adutora do Pajeú, nesta segunda-feira (14). Ao lado do ministro Francisco Teixeira, da Integração, a presidente aproveitou a cerimônia para descerrar a placa que registra a entrega da primeira parte da obra, cujo objetivo é beneficiar sete municípios e cerca de 180 mil habitantes. "Agora, sempre que você entregar um serviço, uma obra, você tem de pensar assim: Ah, mas isso é só o começo. É só o começo! Tem de vir mais. Não pode parar por aí", disse ao público presente, que a recebeu com aplausos.
A presidente descerrou a placa da primeira parte da Adutora do Pajeú. (Foto: Reprodução/ TV Asa branca)Presidente descerra placa ao lado do governador de
PE e de ministro. (Foto: Reprodução/ TV Asa branca)
À ocasião, Dilma também lançou o edital de um ramal. A obra deverá levar água do Rio São Francisco, com projeto de segurança hídrica, para 72 municípios do Agreste pernambucano e aproximadamente dois milhões de habitantes. O governador do estado, João Lyra Neto (PSB), acompanhou a presidente e no evento falou sobre os benefícios do aproveitamento das águas deste rio para a convivência com o semiárido. O prefeito do município, Luciano Duque (PT), foi o responsável pelas boas-vindas solenes.
Visita a Pernambuco
Antes de ir ao Sertão, a presidente Dilma Rousseff esteve na capital. Ela chegou ao estado perto das 11h desta segunda-feira (14), acompanhada da presidente da Petrobras, Graça Foster, do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, além de políticos locais, como o deputado federal João Paulo, pré-candidato do PT-PE  ao Senado, e de Armando Monteiro (PTB).
A presidente Dilma Rousseff e João Lyra Neto, governador de Pernambuco (Foto: Katherine Coutinho / G1)A presidente e João Lyra Neto, governador de PE.
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Quando da inauguração do navio Dragão do Mar, no Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape, Litoral Sulo, João Lyra Neto não poupou elogios à presidente. “Quero agradecer o empenho da senhora como ministra, o do presidente Lula e o empenho da senhora como presidente da República. Sempre recebemos a senhora com muito prazer, muita honra, muita alegria. Que a senhora continue essa trajetória de investimento durante o seu governo para que possamos ter mais empregos, mais indústria e acima de tudo melhor qualidade de vida para todos os brasileiros”, afirmou Lyra.
Durante o discurso, o atual governador citou inciativas estaduais, como os investimentos no Porto de Suape e a decisão de preservar quase 60% da vegetação do distrito industrial, mas sem citar o nome do antecessor, Eduardo Campos. Lyra acompanhou a presidente durante a visita ao navio, mas ficava frequentemente mais para trás, deslocado do grupo.
Presidente Dilma e operária Natasha Sinno se abraçam após batismo do petroleiro Henrique Dias (Foto: Vitor Tavares / G1)Presidente e operária Natasha Sinno se abraçam
após batismo do petroleiro Henrique Dias.
(Foto: Vitor Tavares / G1)
A entrega do navio acontece no momento em que denúncias envolvendo obras em Suape e na construção da refinaria Abreu e Lima, da Petrobras, situada no complexo portuário, estão no centro dos pedidos de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso. A presidente fez questão de defender a petroleira em seu discurso. “Como presidenta, mas sobretudo como brasileira, eu defenderei em quaisquer circunstâncias, eu defenderei a Petrobrás. […] Não ouvirei calada a campanha negativa aqueles que, por proveito político, não hesitam em ferir a imagem desta empresa que nosso provo construiu com tanto suor e lágrimas”, disse a presidente.
Navios
Após abastecer com petróleo cru na Bacia de Campos, o Dragão do Mar segue para o Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Com capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, o navio é do tipo Suezmax, ou seja, tem as dimensões máximas para passar pelo canal de Suez. Com 274,2 metros de comprimento e 48 metros de largura, a embarcação consumiu 24,5 mil toneladas de aço e contou com aproximadamente 2,5 mil pessoas trabalhando em sua construção.
Também nesta segunda, foi batizado o quarto Suezmax do EAS, ainda em fase ajustes, o navio Henrique Dias, em alusão a um dos heróis negros pernambucanos da luta contra os holandeses na Batalha dos Guararapes. O navio está no cais de acabamento e passa por trabalhos de pintura, interligações de sistemas, primeiros testes antes de seguir para os testes de mar.