quinta-feira, 1 de maio de 2014

Mudas de palma resistente a pragas são distribuídas em Riacho das Almas


Variedade de palma conhecida como “orelha de elefante” tem maior resistência a pragas como a cochonilha; planta serve como forragem para alimentar o gado

 A Secretaria de Agricultura de Riacho das Almas recebeu nesta quarta-feira (30), 12 toneladas de palmas da espécie conhecida como “orelha de elefante”. A palma servirá de mudas para a renovação das lavouras de palma do município, e foram distribuídas a agricultores de várias comunidades. Os pontos de retirada das mudas foram a sede da Prefeitura, e dois outros locais nas Vilas do Rangel e Couro D’Antas.

As mudas foram enviadas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em parceria com a Embrapa, com o objetivo de renovar o cultivo deste tipo de planta, que serve como forragem para o gado em épocas de estiagem: “O plantio desta variedade de palma, que vem da Paraíba, previne a proliferação da cochonilha que está destruindo cada vez mais a nossa palma nativa. O manejo neste tipo de plantação é bem mais simples e barato do que o da palma que normalmente é cultivada por aqui”, esclareceu o zootecnista da Secretaria de Agricultura de Riacho das Almas Abelardo Gomes.

Cada agricultor teve direito a uma amostra da palma, que deve ser plantada e multiplicada na lavoura até a total substituição da palma nativa. Depois da plantação, a muda demora em média três anos para se desenvolver completamente e estar pronta para a forragem.