quinta-feira, 1 de maio de 2014

PRIMEIRA EDIÇÃO.

C  U  R  I  O  S  I  D  A  D  E
_____________________________________________________

HISTÓRIA DO WHISKY

Introdução:

Nesta colona vamos tentar de maneira simples e prática contar a história dos whiskies, sobre os lugares onde são feitos e as pessoas que os fabricam, ampliar seu o conceito, falar da classificação dos whisky single malt por sabor, as principais destilarias da Escócia que produzem whiskies de malt; depois, os principais whiskies de malte que abrangem a gama de sabores; e, por fim a classificação a um leque bem mais amplo de expressões de whisky de malt, vez que, agora eles estão mudando mais rapidamente do que nunca.

Considerando que um blend é uma receita de marca para uma mistura de whisky, de malt e de grão, este último sendo produzido em escala industrial como vodca e gim, cada whisky de malt tem uma procedência única. Na Escócia, costuma se dizer que, quando você prova um whisky singles malt, partilha do coração e da alma das pessoas que o fizeram. Ele o transporta através do tempo até os pioneiros do whisky dos séculos 18 e 19, que construíram as destilarias escocesas, que em sua maioria são preservadas como forma de manter viva a história. Todos os whiskies singles malt que vamos falar foram destilados no último milênio, o que permanecerá como verdadeiro por uma década. 

É provável que, se você está lendo esta coluna, esteja interessado em tomar whisky. Sua primeira descoberta, quem sabe, pode ser um whisky singles malt com um sabor diferenciado de todos os que já provou anteriormente. Seu próximo passo poderá ser colecionar alguns exemplos diversos, a fim de poder apresentá-los a seus amigos. Quando tiver sido realmente cativado, com certeza desejará visitar essas destilarias, conhecer as pessoas que as constroem e degustar seus whiskies de tonéis individuais – poderá até mesmo, comprá-los diretamente do barril, sem que tenham sido diluídos nem filtrados. 

Nosso objetivo é ajudá-lo a navegar por este assunto que encanta o mundo inteiro e fornecer alguns atalhos no decorrer do caminho e oferecendo, uma rápida e singela orientação para o consumidor médio de whisy de malt e bastante ajuda para os iniciantes.

Vamos classificar com a ajuda de mestres, whiskies de malte que são amplamente similares em termos de sabor são classificados juntos. Quando você tiver encontrado um de seu gosto, prove outros maltes do mesmo grupo de sabor. Esta coluna o ajudará a agrupar uma coleção de singles maltes que abrange a gama de sabores de whiskys de malte. Ao final você, então, estará pronto para promover suas próprias degustações de maltes com amigos, para comparar e contrastar seus sabores, suas diferenças, saber sua procedência, quem os produz e como são produzidos. 

Então caro leitor, convido você a partilhar do encantado legado do whisky da Escócia, a ampliar sua experiência sobre nossos excelentes whiskies de malt e a conhecer a história das pessoas que os produziram e como foram feitos. Lembre-se sempre, que o whisky que você toma hoje foi feito artesanalmente e envelhecido, durante uma década ou mais, por pessoas dedicadas que tiveram a certeza de que o fruto de seu trabalho seria apreciado por muitas gerações.

Espero que desfrute a jornada.

Tino Lopes
Administrador de Empresas
Relações Públicas
MBA em Pessoas e Finanças
Pós-Graduação em Gestão Pública
Extensão em Arranjos Produtivos na Área de Confecções
Comunicador de Rádio
Pesquisador

Próxíma edição: História do Whisky