quinta-feira, 24 de abril de 2014

Triste cultura ou falta de informação?


Parece brincadeira mas não é... chega ser lamentável o grande número de pessoas que percorrem os gabinetes na Câmara de Vereadores em busca dos mais diversos tipos de ajuda que vão de conta de luz atrasada até ajuda de custo com viagens.

O teor das histórias (e acreditem são muitas), assim como a veracidade das mesmas não vem ao caso, também não vou discutir a real necessidade dos que procuram os vereadores, mas este assunto merece sim toda nossa atenção.

Gostaria que essa triste cultura deixasse de existir por que acredito que ela impede ou inibe os parlamentares de executarem suas atribuições que visam o bem comum.

Ao invés do atleta procurar um parlamentar em busca de contribuição com sua viagem, que tal promover ou fazer valer leis junto aos poderes Legislativo e Executivo para que todos os atletas tenham condições de receber algum auxilio para seu deslocamento.

Citei os atletas como exemplo, mas existem também aqueles casos em que compete aos demais órgãos públicos, vou citar mais um caso;

Um senhor procurou alguns vereadores para contribuírem com o deslocamento do seu filho para a cidade do Recife em busca de tratamento psiquiátrico, por força do destino o conselheiro tutelar Laercio Glicério ouviu a conversa e orientou o senhor que existe o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) aqui no município que já faz este acompanhamento. 

O conselheiro mesmo não se tratando de um menor, acompanhou o pai do jovem ate o CAPS, o que chamou atenção foi que no caminho o senhor revelou que um profissional do hospital municipal foi quem aconselhou ele a procurar os vereadores.

Com estes relatos, deixo claro que não julgo quem pede nem quem dá, mas creio que existem outros meios de ajudar e ser ajudado, por fim encerro a questão com a seguinte conclusão, ensinar a andar é mais benéfico do que carregar no braços um peso desnecessário, já dizia o poeta "Uma esmola, para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão."

Por Joseilson Chagas