O município de Caruaru, no Agreste pernambucano, deve ganhar um ponto de referência oficial ainda este ano. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) enviou uma equipe com quatro técnicos para realizar coordenadas de alta precisão e cadastrar o Marco Zero do município no banco de dados do órgão. As medições foram solicitadas pela coordenação da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (Acaccil).
Agora, técnicos passam as informações para o IBGE analisar. (Foto: Júniors, Adilson/Site Liberdade)
Os técnicos vieram de Salvador (BA) e executaram três sessões de três horas cada, entre o sábado e o domingo. As informações foram colhidas a partir de um GPS especifico e serão repassadas ao IBGE para o que processo seja iniciado.
De acordo com Luiz Valoz, técnico geodésico do IBGE, com a oficialização, o ponto servirá de orientação para todo o Brasil e ajudará as obra de engenharia num raio de 50 km, seja particular ou pública.
Mesmo sem a oficialização, o Marco Zero já é culturalmente um local onde os caruaruenses se posicionam na cidade. O local ficou popular nos anos 90 com a saída da feira do pátio da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Marco Zero é um ponto turístico na cidade de Caruaru. (Foto: Júniors, Adilson/ SIte LIberdade)