segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Eleições 2014: DATALYRA para deputado estadual

Assim como em 2010 e 2012, o Blog Edmar Lyra faz uma projeção sobre os eleitos para deputado estadual e deputado federal. Nesta postagem você vai ler a minha projeção para a Casa Joaquim Nabuco que receberá no dia 5 de outubro 49 deputados estaduais.

Com um quociente eleitoral estimado em 90 mil votos, os partidos ou coligações terão direito a um parlamentar sempre que atingir esta quantidade de votos. Por exemplo: Se o partido A obtiver 300 mil votos entre votos de legenda e votos nominais, os 300 mil são divididos por 90 mil e chegamos a 3,33. Com isso o partido elege três parlamentares. E assim por diante. Se a divisão dos votos nominais mais votos de legenda pelo quociente eleitoral der 1,6 significa que provavelmente a coligação ou partido atingirá dois deputados através das sobras.

A primeira chapa que analisaremos é a coligação PMN/PSOL, que possui dois candidatos competitivos que são Severino Ramos (PMN) que busca a reeleição e Edilson Silva (PSOL), que foi candidato a vereador do Recife na eleição passada e mesmo sendo o terceiro mais votado daquela eleição. Para esta eleição, consideramos que a chapa elegerá Edilson Silva deputado estadual.

A segunda chapa que analisaremos é a chapa composta por PRP e PSDC. Ela possui o deputado Rildo Brás, que busca a reeleição, pelo ex-vereador de Caruaru Diogo Cantarelli, pelo vereador de Jaboatão Idvan, por Amaro do Sindicato e outros nomes mas não deve atingir o quociente eleitoral.

A terceira chapa é a do Solidariedade/PV/PRTB/PTN que possui nomes como Professor Lupercio (SDD), Beto Acioly (SDD), Jorge Federal (SDD), Neneca do Piston (PTN) e Jadeval de Lima (PTN). A coligação deve eleger apenas um parlamentar que tende a ser o vereador do Recife Jadeval de Lima (PTN).

A quarta chapa que analisaremos é composta por PSL/PPS/PHS e possui nomes como Socorro Pimentel de Araripina, Sivaldo Albino de Garanhuns, Vilmar Capellaro de Petrolina, Ernesto Maia e Toinho do Pará, ambos de Santa Cruz do Capibaribe e Gilvan Pontaleão. Nas nossas contas a coligação elege dois deputados estaduais, que em nossa aposta são Socorro Pimentel (PSL) e Toinho do Pará (PHS).

A quinta chapa que irei analisar é a composta pelo PP e pelo PROS. Ela possui um puxador de votos que é o deputado Cleiton Collins (PP), além dos deputados Zé Maurício (PP) e Everaldo Cabral (PP), do vereador de Caruaru Demostenes Veras (PROS) e do ex-deputado ALF e Dr. Valdi que já foi prefeito de Vertente do Lério. Essa chapa nas nossas contas elegem três deputados, que são eles: Cleiton Collins, Zé Maurício e Dr. Valdi.

A sexta chapa é a coligação de Armando Monteiro, composta por PT, PTB, PDT, PSC, PTdoB e PRB, que deve eleger doze deputados estaduais, que colocaremos na listagem final.

Por fim, o chapão da Frente Popular, de Paulo Câmara, composto por PSB/PMDB/PR/DEM/PTC/PSDB/PEN/PPL/PSD/PCdoB que deve eleger 30 parlamentares para a Casa Joaquim Nabuco, os eleitos colocamos na listagem final.

Vejamos os possíveis eleitos, por partido:

PSOL

Edilson Silva

PTN

Jadeval de Lima

PSL

Socorro Pimentel

PHS

Toinho do Pará

PP

Cleiton Collins
Zé Maurício
Dr. Valdi

PTB

Julio Cavalcanti
Romário Dias
Álvaro Porto
Silvio Costa Filho
José Humberto Cavalcanti

PDT

Guilherme Uchoa
Pedro Serafim
Manoel Botafogo

PT

Manoel Santos
Sérgio Leite
Teresa Leitão
Odacy Amorim

PSB

André Campos
Ângelo Ferreira
Clodoaldo Magalhães
Diogo Moraes
Isaltino Nascimento
Presbítero Adauto
Aluisio Lessa
Aglailson Júnior
Lucas Ramos
Lula Cabral
Marcantonio Dourado
Miguel Coelho
Nilton Mota
Raquel Lyra
Vinicius Labanca
Simone Santana
Yves Ribeiro
Waldemar Borges

PSD

Rodrigo Novaes
Joaquim Lira

PMDB

André Ferreira
Tony Gel
Ricardo Costa

PTC

Eriberto Medeiros

PR

Henrique Queiroz
Rogério Leão
Alberto Feitosa

PSDB

Antônio Moraes
Claudiano Filho

DEM

Priscila Krause

O nosso palpite para os cinco mais votados são: Cleiton Collins (PP), Raquel Lyra (PSB), Presbítero Adauto (PSB), Guilherme Uchoa (PDT) e Silvio Costa Filho (PTB).