segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Eleições 2014: DATALYRA para deputado federal

Assim como em 2010 e 2012, o Blog Edmar Lyra faz uma projeção sobre os eleitos para deputado estadual e deputado federal. Nesta postagem você vai ler a minha projeção para a Câmara dos Deputados que receberá no dia 5 de outubro 25 deputados federais.

Com um quociente eleitoral estimado em 190 mil votos, os partidos ou coligações terão direito a um parlamentar sempre que atingir esta quantidade de votos. Por exemplo: Se o partido A obtiver 300 mil votos entre votos de legenda e votos nominais, os 300 mil são divididos por 190 mil e chegamos a 1,57 Com isso o partido elege dois parlamentares. E assim por diante. Se a divisão dos votos nominais mais votos de legenda pelo quociente eleitoral der 1,6 significa que provavelmente a coligação ou partido atingirá dois deputados através das sobras.

A primeira chapa que analisaremos é a composta por PSL/PSDC/PTN/PRP/PHS/PRTB. Com inúmeros partidos coligados e com candidaturas competitivas como Kaio Maniçoba (PHS), Belarmino Souza (PHS), Rogério de Lucca (PSL), Carlos Lapa (PSL), Arlindo Siqueira (PSL), Jota Neto (PRTB) e Luciano Bivar (PSL), a coligação tem grandes chances de atingir 200 mil votos entre nominais e legenda e atingir um deputado federal. A nossa aposta é que a coligação eleja Luciano Bivar (PSL).

A segunda chapa que analisaremos é composta por PTB/PDT/PRB/PSC/PT/PTdoB liderada por Armando Monteiro, candidato a governador, deve eleger seis deputados federais. No final mostramos quais.

A terceira chapa é a Frente Popular, composta por PSB/PSDB/PMDB/PSD/PEN/PPL/DEM/PTC/PV/PR/PP/PCdoB/SDD/PROS liderada por Paulo Câmara, candidato a governador, deve eleger dezoito deputados federais. No final mostramos quais.

Vejamos os possíveis eleitos, por partido:

PSL

Luciano Bivar

PDT

Wolney Queiroz

PTB

Ricardo Teobaldo
Jorge Corte Real
Adalberto Cavalcanti

PT

João da Costa

PSC

Silvio Costa

PSB

Marinaldo Rosendo
Gonzaga Patriota
Danilo Cabral
Felipe Carreras
Pastor Eurico
João Fernando Coutinho
Fernando Filho

PSDB

Daniel Coelho
Bruno Araújo
Betinho Gomes

PP

Eduardo da Fonte

PMDB

Jarbas Vasconcelos

PR

Sebastião Oliveira
Anderson Ferreira

PSD

André de Paula

PCdoB

Luciana Santos

SDD

Augusto Coutinho

DEM

Mendonça Filho

O nosso palpite para os cinco mais votados é: Eduardo da Fonte (PP), Jarbas Vasconcelos (PMDB), Pastor Eurico (PSB), Felipe Carreras (PSB) e Daniel Coelho (PSDB).