segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Governador Ricardo Coutinho é reeleito é Cássio Cunha Lima tem sua primeira derrota em sua trajetória politica

No 2º turno: Ricardo Coutinho é reeleito governador da Paraíba.

Com 52,3% dos votos e 97,18% das urnas apuradas, às 19h34 (horário de Brasília), Ricardo Coutinho (PSB) é eleito o novo governador da Paraíba. Seu concorrente, Cássio Cunha (PSDB) soma, até o momento, 47,37% dos votos. A quantidade de urnas que restam para serem apuradas, no entanto, não permite mais mudanças no cenário.

Os votos nulos somaram, até o momento, 6,08% e brancos, 1,86%.

No primeiro turno, Cunha saiu na frente, registrando 47,44% dos votos válidos, o equivalente a 965.397 votos, enquanto Cunha alcançou 46,05% dos votos, o correspondente a 937.009 votos.

Com 223 municípios e população de mais de 3,9 milhões habitantes, o estado da Paraíba tem sua economia do estado é baseada no comércio e serviços. O turismo também tem participação importante na economia paraibana, que tem o litoral entre os mais bonitos do Brasil, com praias tranquilas, de areia fina e coqueirais.

1° turno

Além de Ricardo Coutinho e Cássio Cunha, concorreram ao cargo máximo do Executivo local os candidatos: Vital (PMDB) com 5,22% dos votos (106.162); Major Fábio (PROS), 0,73% (14.910); Tárcio (PSOL), 0,43% (8.849); e Atonio Radical (PSTU) 0,13% (2.570).

Ainda no primeiro turno, os votos brancos totalizaram 4,59% (107.143) e os nulos 8,25% (192.482). As abstenções corresponderam a 17,65% do eleitorado (500.260).

Perfil de Ricardo Coutinho: 

Natural de João Pessoa, Ricardo Vieira Coutinho tem 52 anos. Filho do casal Coriolano Coutinho e Natércia Vieira, ele é formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com especialização em Farmácia Hospitalar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pai de dois filhos, Ricardo e Henri Lorenzo, Ricardo é atualmente casado com a jornalista Pâmela Bório. Torce para o Botafogo da Paraíba e é voraz consumidor da cultura paraibana.

Tão logo terminou os estudos conquistou, via concurso público, uma vaga de farmacêutico no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa. O ex-prefeito da Capital paraibana começou na carreira política ainda no movimento estudantil, quando foi presidente do Centro Acadêmico de Farmácia. Foi quando o momento lhe proporcionou a oportunidade de entrar em contato com o movimento sindical.

Ele atuou na presidência do Sindicato dos Farmacêuticos e, em 1990, foi fundador do SindSaúde. Na mesma década, fundou também o Departamento de Saúde da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba. Coutinho esteve ainda, por duas vezes, à frente do sindicato dos funcionários da UFPB.

Ricardo Coutinho foi eleito vereador de João Pessoa pelo Partido dos Trabalhadores, por duas vezes, em 1992 e em 1996. Para o segundo mandato, em 96, obteve 6.917 votos, conquistando o primeiro lugar naquela eleição, registrando o maior número de votos até então recebidos por um vereador na Capital.

Em 1998, candidatou-se a deputado estadual, sendo o mais votado em João Pessoa. Em 2002, ainda pelo PT, foi reeleito com o maior número de votos do pleito: 47.912. Na Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho foi presidente da Comissão de Saúde em dois mandatos.

No início do ano de 2004, sofrendo pressões e embates dentro PT, Ricardo deixa a legenda para se candidatar a prefeito da João Pessoa pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), vencendo as eleições com cerca de 65% dos votos da população pessoense.

Em 2008, ele se candidata à reeleição e, novamente, é conduzido ao cargo de prefeito da Capital paraibana. Neste pleito, ele obteve pouco mais de 262 mil votos, o equivalente a 73,8% do eleitorado.

Em 2010, foi eleito governador da Paraíba com a maior votação da história. Foram 1 milhão, 79 mil e 164 votos.

No primeiro turno das eleições deste ano, como candidato à reeleição pela coligação 'A Força do Trabalho', Ricardo teve 937 mil e 9 votos, o equivalente a 46,05% dos válidos. Ficou em segundo lugar. A diferença entre ele e Cássio foi de 1,39% dos votos válidos, pouco mais de 28,3 mil votos.

Perfil de Cássio Cunha Lima: 

Advogado e senador da Paraíba, Cássio Rodrigues da Cunha Lima nasceu no dia 5 de abril de 1963, em Campina Grande. É filho de Ronaldo e Glória Cunha Lima e tem três irmãos, Ronaldo Filho, Savigny e Glauce. Formado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba, ele é pai de três filhos com Sílvia: Diogo, Marcela e Pedro.

Iniciou a trajetória política como representante dos estudantes secundaristas na luta pela anistia. Foi diretor do Centro Acadêmico de Direito da UFPB e presidente do Centro Acadêmico de Direito Sobral Pinto, da UEPB. Em 1986, aos 23 anos, foi eleito deputado federal constituinte com 93.236 votos e em 1988, eleito prefeito de Campina Grande com 53.720 votos. 

Foi vice líder de Mário Covas na Constituinte onde integrou a Subcomissão da Família, do Menor e do Idoso, as Comissões da Família, da Educação, Cultura e Esportes, da Ciência e Tecnologia e Comunicação e a Subcomissão dos Negros, Populações Indígenas, Pessoas Deficientes e Minorias e a Comissão da Ordem Social.

Como Constituinte, Cássio é o autor de projetos como o que aumentou de meio para um salário mínimo o menor benefício pago pela Previdência Social, o que garante ônibus gratuito para maiores de 65 anos e o que reduziu em cinco anos a idade mínima para a aposentadoria de trabalhadores rurais. É co-autor da emenda que reduziu para 16 anos a idade mínima para votar.

Voltou a ser prefeito de Campina Grande em 1996 com 72.185 votos e reeleito em 2000 com 122.718 votos. o equivalente a 71,3% dos votos válidos.

Em 2002, Cássio Cunha Lima foi eleito governador da Paraíba onde venceu os dois turnos e obteve no segundo, 889 mil e 922 votos e reeleito em 2006 com vitórias nos dois turnos, obtendo no 2º turno 1 milhão, 3 mil e 102 votos.

O senador Cássio nunca tinha tido uma derrota, mas como sempre existe a 1ª vez, Ricardo derrota Cássio Cunha Lima nas urnas. Mas tem um porém, Cássio perdeu ganhando por que se torna agora como o líder da oposição na Paraíba e afogou o seu pior opositor que é o ex-prefeito Veneziano derrotando em sua cidade Ricardo com Veneziano e tudo. Se Cássio tivesse se mantido unido com Ricardo, com certeza o jovem Veneziano que até o mês de julho era tido como a 'Verdadeira Oposição'. 

No segundo turno, a turma do PMDB partiram para Ricardo por causa do rompimento de Cássio com Ricardo, que tirou Veneziano da linha de frende e fez ele desistir de ser candidato partido para uma candidatura a deputado federal, sendo Veneziano candidato a governador, com certeza ele seria eleito governador por ser uma liderança emergente e pelos desgastes que o governo Ricardo vinha sofrendo de forma midiática, mas após de Cunha Lima, Veneziano saiu do pondo chave de líder emergente e de verdadeira oposição e Cássio agora se mantem na linha de frente como o maior líder politico de Campina Grande e o 2º maior líder do Estado, ao ponto de fazer todos os opositores de Ricardo perder a liderança de oposição que agora terão que comer na mão da 'cobra' que Cunha Lima criou para morder-lo, Ricardo Coutinho.

Na verdade, Ricardo é um grande estrategista na esfera politica da Paraíba, ele até agora não perdeu uma eleição, e de agora em diante vai se preparar para enfrentar Vitalzinho e Cássio em 20018 para o Senado pois terá duas vagas, isso dependendo da eleição em 2016 em Campina Grande, que muda o jogo da politica paraibana, por que na politica, os amigos de agora serão os inimigos de amanhã, e os inimigos de agora serão amigos amanhã. . 


Blog do Gari Martins da Cachoeira