segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Suely Campos, do PP, é eleita governadora de Roraima

Suely Campos, do PP, foi eleita governadora de Roraima neste domingo (26), de acordo com a apuração divulgada às 19h17 pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Com 100% das urnas apuradas, a pepista obteve 54,85% dos votos contra 45,15% de Chico Rodrigues, do PSB.
Candidata votou na escola Oswaldo Cruz (Foto: Marcelo Marques/ G1 RR)

Ao todo, Suely teve 127.161 votos, contra 104.656 de Rodrigues. Votos brancos e nulos somaram 18.411. O TRE-RR registrou 49.191 abstenções, segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

À imprensa, Suely disse estar alegre com o resultado. "A população confiou em mim e eu vou trabalhar para que continuem confiando".

A vitória da candidata da coligação 'Salve Roraima' (PP, PTB e DEM) marca o retorno do PP ao governo de Roraima, que desde 2002 não elege governadores. Na última década e após o último governo de um pepista, se seguiram as gestões de Flamarion Portela, Ottomar de Sousa Pinto e José de Anchieta Júnior. Eleita, Suely Campos será a primeira governadora do estado.

O novo vice-governador será Paulo César Quartiero (DEM), ex-prefeito de Pacaraima, interior de Roraima, e atual deputado federal do estado.

Campanha

Suely Campos, de 61 anos, assumiu a disputa pelo governo do estado 20 dias antes das eleições no primeiro turno, no lugar do marido, o ex-governador Neudo Campos (PP), após o TRE ter negado, por duas vezes, o registro de candidatura dele por considerá-lo 'ficha suja', conforme a Lei da Ficha Limpa.

No primeiro turno, o registro de candidatura de Suely foi deferido poucos dias antes das eleições e, por esse motivo, os votos da candidata eram computados mas não divulgados pelo site do Tribunal Superior Eleitoral. Ao saber do problema e ainda durante a apuração dos votos, a candidata afirmou que a situação teria sido 'encomendada'.

Durante a campanha para o 2º turno, uma liminar do TRE de Roraima determinou que Neudo Campos deixasse de se apresentar nas propagandas eleitorais de Suely como 'governador de fato ou de direito'. A liminar também estipulou o pagamento de multas para cada aparição 'ilegal' de Neudo na campanha.

Ainda durante a campanha eleitoral para o 2º turno, Suely conseguiu apoio político dos candidatos derrotados no primeiro turno na disputa pelo governo do estado Hamilton (PSB) e Ângela Portela (PT). O senador eleito Telmário Mota (PDT) também apoiou a candidatura da pepista.

Propostas
Entre as propostas da governadora eleita, estão o investimento na agricultura, melhorias na formação de profissionais da saúde, a criação de um programa para conter as fugas no sistema penitenciário do estado e atuação governamental para as isenções fiscais da Área de Livre Comércio de Boa Vista. Em seu plano de governo, a candidata eleita também se comprometeu a modernizar a gestão das receitas do estado.

Biografia
Roraimense e mãe de quatro filhos, Suely é graduada em letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ela já ocupou o cargo de titular da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), no período de 1997 a 2002, quando Neudo Campos foi governador. Suely foi eleita deputada federal em 2002 e ocupou o cargo de vice-prefeita, de 2009 a 2012, durante a segunda gestão do ex-prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio.