terça-feira, 14 de abril de 2015

Pernambuco reduto dos baobás; São José do Belmonte possui um dos 110 no estado; veja!!!

Foto: Cavaleiros da Amizade

Árvore nativa do continente africano, símbolo de liberdade e resistência para os afrodescendentes, a Adansonia digitata encontrou em Pernambuco sua segunda pátria. O estado concentra a maior quantidade de baobás do mundo, depois da África, com 130 pés da árvore considerada sagrada pelos povos da África e Oceania, onde ficou conhecida como a “árvore da vida” por atingir até mil anos ou mais de existência e cerca de 25 metros de altura, o equivalente a um prédio de oito andares. Esses povos também a consideram como a “árvore mãe” porque dela conseguem alimento, água, roupas, matéria-prima para construírem suas cabanas, cola, remédios, abrigo. 

Em 2011, o jornalista e fotógrafo Marcus Prado percorreu o estado e fez um mapeamento dos 110 baobás pernambucanos. Catalogou espécies na Ilha de Itamaracá, São José do Belmonte, Serra Talhada, Arcoverde, Sanharó, Caruaru, Limoeiro, Gravatá, Vicência, Itambé, Ribeirão, Carpina, Buenos Aires e Vitória de Santo Antão, Recife, Ipojuca, Olinda.

Segundo o estudo, mudas e sementes trazidas por africanos nos navios negreiros teriam dado origem aos baobás mais antigos Pernambuco. Em Porto de Galinhas, exemplares chegam a mais de 300 anos de vida. O levantamento fotográfico resultou no DVD Pernambuco, Jardim dos Baobás, assinado por Marcus Prado e Antônio Campos. O material pode ser conferido no site www.pejardimdebaobas.com.br 

O baobá de São José do Belmonte fica localizado no Sítio Santa Cruz, na zona rural do município.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário