quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Advogado de pilotos de Campos envia notificação a fabricante de avião

O advogado Josmeyr Oliveira, representante das famílias do piloto Marcos Martins e do copiloto Geraldo Magela, mortos no acidente aéreo que também vitimou o candidato à presidência Eduardo Campos, há quase um ano, em Santos (SP), preparou e encaminhou uma notificação extrajudicial à Textron, holding da fabricante de aeronaves Cessna. O documento também foi enviado à FAA (Federal Aviation Administration), órgão norte-americano similar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Brasil.

A notificação resume a mesma tese encaminhada em carta pela viúva de Martins, Flávia Martins, ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e para a Anac. A família dos pilotos alega que as aeronaves da família Cessna 560 Citation EXCEL (XL, XLS, XLS +) apresentam uma falha de previsão no projeto - mais precisamente nos estabilizadores horizontais - e que essa seria a causa do descontrole e da queda da aeronave.

Essa nova notificação extrajudicial que, segundo Josmeyr Oliveira, chegou à mão das empresas no dia 25 de julho, pede esclarecimentos sobre os reparos e serviços técnicos feitos pela Cessna na aeronave que caiu e também sobre a concepção do projeto. O advogado também pede informações sobre a falha técnica na gravação de áudio que acabou não registrando os últimos minutos antes do acidente, além de uma resposta sobre o sistema de sensores já apontado na carta da esposa da Marcos Martins.

Uma ação judicial nos Estados Unidos deverá ser aberta em breve contra a fabricante das aeronaves, segundo o advogado, que está estudando qual escritório norte-americano deverá ajudar no processo das famílias dos pilotos.

Por nota, a Cessna diz que “trabalha junto às autoridades governamentais de aviação responsáveis por investigações relacionadas a acidentes e não comenta investigações em andamento”. Até a noite desta quarta-feira, Oliveira disse que não havia recebido uma resposta da empresa e do órgão norte-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário