sábado, 14 de abril de 2018

HISTÓRIA DO MTB DO TRABALHADOR




HISTÓRIA 

O MTB do Trabalhador foi criado no ano de 2009 quando o prefeito do município de Santa Cruz do Capibaribe, na época, Antônio Figueiroa de Siqueira (Toinho do Pará) buscava algo para se comemorar o feriado de 1º de Maio, alusivo ao dia do trabalhador.

Foi então que surgiu a ideia de realizar um evento esportivo para abrir o feriado.

O idealizador e organizador foi o Fernandes Emílio da Silva (Lagosta) que está à frente do evento até hoje.

No início, o evento era chamado de Corrida de Mountain Bike do Trabalhador, hoje, recebeu o nome de Mtb do Trabalhador.

A primeira edição, no ano de “2009” foi realizada na Avenida Bela Vista, sendo no trecho urbano da PE 160, tendo como ponto de concentração, largada e chegada à via paralela em frente ao clube Ôba-ôba.

A segunda edição no ano de 2010, a terceira no ano de 2011 e a quarta no ano de 2012, também foram realizadas na mesma localidade.

A quinta edição no ano de 2013 e a quarta edição no ano de 2014, foram levadas para o marco zero da cidade, que fica localizado na Histórica “Rua Grande” hoje denominada de Avenida Padre Zuzinha.

As demais edições, passaram a ter suas concentrações realizadas no maior parque de confecções do Brasil, O Moda Center Santa Cruz. 

Desde que foi criado acontece sempre no dia 1º do mês de Maio de cada ano, independentemente do dia da semana que seja. Sempre em uma parceria do poder público municipal e o comércio da cidade.

O ano de 2015, foi o primeiro em que o poder público municipal passou a não apoiar o evento, o prefeito do município, Edson de Sousa Vieira, não disponibiliza nenhum recurso financeiro ou estrutural para a realização do mesmo. 

A organização do evento, passou a contar apenas com o apoio de alguns comerciantes da cidade que sempre acreditaram no crescimento do referido evento que, a cada ano reuni um maior número de participantes.

Foi criado para o evento em sua sétima edição, um troféu que representa a história do MTB do Trabalhador, onde trás a homenagem ao Professor de educação física, historiador e ambientalista da cidade, Arnaldo Vitorino da Silva, que é filho de Santa cruz do Capibaribe. 

O troféu trás os nomes dos campeões do evento, em pequenas placas anexadas a sua base, desde a sua criação, em 2009 até o ano atual.

Até então, os campeões foram;

*Em 2009, José Alberto Nunes (Beto) de Santa Cruz do Capibaribe-PE.

*Em 2010, José Alberto Nunes (Beto) de Santa Cruz do Capibaribe-PE.

*Em 2011, José Alberto Nunes (Beto) de Santa Cruz do Capibaribe-PE.

*Em 2012, José Alberto Nunes (Beto) de Santa Cruz do Capibaribe-PE.

*Em 2013, Marcelo Pereira Silva (Zé Doidin) de Brejo da Madre de Deus-PE.

*Em 2014, Sharlys Silva de Solânia-PB.

*Em 2015, José Alberto Nunes (Beto) de Santa Cruz do Capibaribe-PE.

*Em 2016, Thiago Bento de Santa Cruz do Capibaribe-PE.

*Em 2017, Shalys Silva de Solânia-PB.

*Em 2018, O campeão poderá ser você...

O evento Já é tradição na cidade, conquistou credibilidade, e reúne um grande número de participantes, não só de Santa Cruz do Capibaribe, mas também de várias outras cidades e Estados vizinhos, além de reunir um grande público que sempre o prestigia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário