Delegado Cledinaldo Meneses, atual titular da 1ª Delegacia, assume o comando da 18ª DESEC – Delegacia Seccional de Garanhuns – até o retorno das férias de Drº Marcos Omena.
Delegado Marcos Omena
Segue resumo do Delegado Marcos Omena:
O território Agreste Sul, neste representado pela 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns apresenta breve resumo dos números e avanços alcançados em 2023:
No campo operacional consolidamos as operações Eixos, F18 e OIT (Operação de Intervenção Tática) bem como fomos destaque, por diversas vezes, nas operações de diretoria como a D1, Esforço Concentrado e Operações Nacionais – Virtude, Shamar e Maio Laranja.
Ao todo foram mais de 50 ações espalhadas por todos os municípios do Agreste Meridional, seja educativa seja repressiva, com destaque para as 21 OITs, um dos maiores números do Estado.
Nestas operações cumprimos mais de 100 mandados de prisão e busca domiciliar, prendemos mais de 50 criminosos, além de várias armas, munições, drogas e elementos de prova.
Nestes números não estamos contabilizando as operações realizadas pelas delegacias especializadas que atuam na área – 22ª DPH, 8ª DPRN e 9ª DEAM; na oportunidade ressaltamos o significativo trabalho realizado pela 8ª DPRN no combate às drogas em Garanhuns sendo, mais um ano, referência no Estado e a 22ª DPH pelo auto índice de resolução dos homicídios cometidos em Garanhuns (+60%) um dos melhores da Dinter1.
Com estas ações, somadas às atividades individuais das delegacias e a operacionalidade dos demais órgãos da segurança pública, aqui destaco a atuação combativa do 9º BPM e da 11ª CIPM, conseguimos números expressivos no combate ao crime conforme indicadores de avaliação realizados nas 26 AIS, vejamos:
6ª Maior redução de homicídios do Estado em números relativos com – 10% e 4ª maior redução em números absolutos com -22 homicídios, Garanhuns reduziu 15 % o que corresponde a – 10 mortes.
O município de Terezinha não registrou nenhum homicídio, evento raro no Estado.
Com relação aos crimes patrimoniais (CVP) tivemos uma redução de – 234 o que corresponde a 9ª maior redução do Estado, tendo Garanhuns reduzido -19%, no recorte de roubo de veículo não foi diferente tivemos uma redução de – 17 casos, o que nos colocou em 8º lugar no seleto ranking das áreas que reduziram; em Garanhuns reduzimos -17% o que corresponde a -27 casos.
Foram realizadas, pelas forças de segurança, 4.397 prisão de criminosos, com um recorte para os casos de cumprimento de mandado de prisão que foram 441.
Remetemos a justiça 2.335 inquéritos policiais de crime diversos, 2ª maior remessa do Estado; e 168 inquéritos relativos a homicídios entre consumados e tentados.
Foram apreendidas 307 armas de fogo.
Com relação as drogas, com reforço singular da 8ª DPRN, conseguimos aprender 218.887,97g (+157%) de maconha e 16.056,27g (+43%) de cocaína e derivados.
Além da operacionalidade este ano também foi de ganhos, reconstrução e reconhecimento.
A equipe do IITB / RASTRO, gerenciada pela 18ª Desec, foi considerada modelo, feito veiculado nas redes sociais da PC e SDS que proporcionou o recebimento da comenda João Tavares Pires Buril na modalidade apoio institucional, que fez referência a forma singular de gestão.
Avançamos na retirada dos veículos apreendidos nas delegacias, grande mal institucional.
Promovemos a requalificação do prédio da Seccional estruturando as salas, climatizando os ambientes, criando um auditório, pintando o prédio, resgatando a identidade visual da instituição.
Recebemos um drone, em parceria com a AMSTT / Garanhuns, ferramenta moderna que nos auxilia nas ações policiais.
Policiais tiveram o armamento substituído por pistolas modernas e receberam coletes individuais.
Várias cursos e capacitações foram proporcionados, notadamente no campo investigativo, aberto para todos sem qualquer apadrinhamento.
Conquistas pessoais também foram alcançadas por muitos policiais, como títulos e votos de aplausos, relembro a homenagem que a SDS/PC fez à policial Tarsícia que, através do aplicativo MARI, foi reconhecida pela excelência no atendimento à mulher e a conclusão do dificílimo Curso de Operações Táticas Especiais – III COTE / CORE pelo policial Sávio.
Por fim, destaco a verdadeira e eficaz integração dos órgãos de segurança que atuam na região – PC, PM, PRF, GM, IC e CBM; e o comprometimento e profissionalismo da grande maioria de nossos policiais, sem ela nenhum ganho individual ou coletivo seria alcançado; notadamente numa área extensa e pouco assistida pelos poderes.
Que tenhamos um 2024 ainda melhor, com mais segurança e valorização!
18ª DESEC, Delegacias do Agreste Meridional.
Até breve, Delegado Marcos Omena – Seccional de Garanhuns
Nenhum comentário:
Postar um comentário