terça-feira, 30 de março de 2010

SESI lança metodologia de ensino a distância


SESI lança metodologia de ensino a distância

O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro, e o diretor-superintendente do SESI, Antonio Carlos Brito Maciel, lançam nesta terça-feira (30), o programa SESI Educa, metodologia de ensino a distância inédita entre países de língua portuguesa. Voltada para jovens e adultos, a iniciativa leva para a web todo o material didático e disciplinas que compõem o ensino fundamental e médio, com uma linguagem exclusiva voltada para a internet.

“Na língua portuguesa não há este conteúdo trabalhado na linguagem web. Não pegamos simplesmente um material impresso e transferimos para a internet, houve um tratamento para adaptar o conteúdo”, explica a gerente-executiva da Unidade de Educação Básica do SESI, Mariana Raposo.

O lançamento será na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, às 19h00. Foram convidados para o evento secretários estaduais de educação, presidentes de conselhos estaduais de educação, Deputados Federais integrantes das Comissões de educação da Câmara e Senado, diretores do SESI e empresários. “Embora sendo educação a distância com novas tecnologias de informação, estamos falando de cursos e atividades de ensino regulamentadas. Daí a razão de trazer esses parceiros estaduais”, explica Raposo.
A metodologia SESIEduca está hospedada no portal SESI Educa (www.sesi.org.br/sesieduca), o maior site do país voltado ao ensino do ensino fundamental e médio com 30 mil páginas HTML, chamadas de objetos de aprendizagem, 20 mil questões de auto teste e 4 mil itens de provas. O Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem do Ministério da Educação tem disponível 6.9850 objetos de aprendizagem. “O SESI já oferece educação básica para jovens e adultos, mas predominantemente presencial. Na indústria brasileira, cerca de 50%, ou seja, 5,3 milhões de trabalhadores não completaram a educação básica”.
O SESI criou a metodologia para facilitar o acesso do trabalhador jovem e adulto à educação, à medida que ele pode fazer isso a qualquer hora e em qualquer lugar. Qualquer jovem ou adulto pode utilizar a metodologia, não apenas trabalhadores da indústria. Para ter acesso é necessário apenas realizar um cadastro no portal.
Para garantir a funcionalidade da metodologia, o SESI está fazendo um esforço de forma a garantir que todos os departamentos regionais da instituição tenham laboratórios de tecnologia da informação (fixos ou móveis). Além disso, está em contatos com as empresas para que sejam disponibilizados espaços de estudos. “Nossa expectativa é que o jovem e adulto que vai fazer SESI educa na web faça na sua empresa ou em casa porque 50% dos domicílios brasileiros têm computador”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário