sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ministro da Saúde lança no Recife plano nacional de combate à dengue

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, está no Recife nesta sexta-feira (19) para lançar o plano nacional de combate à dengue. A visita faz parte da estratégia da pasta contra a doença, que inclui a presença do ministro nos dez estados com alto risco de epidemia. Depois de Pernambuco, ele vai ainda ao Amazonas, Amapá, Maranhão, Paraíba e Rio de Janeiro. Temporão já visitou a Bahia, o Ceará, o Piauí e Sergipe.

O ministro reuniu-se com o vice-governador João Lyra Neto e também com representantes de outros órgãos de governo, além de prefeitos e secretários de Saúde de 40 municípios prioritários para o combate à dengue em Pernambuco.

Temporão informou que o orçamento destinado ao plano contra a dengue é o mesmo de 2009, R$ 1 bilhão. No entanto, o ministro comentou que o setor da saúde pública no Brasil precisa de mais recursos, tangenciando a polêmica da recriação da CPMF. Para ele, não importa de onde vem a verba, o fato é que ela é necessária e essa discussão urgente precisa ser travada entre os deputados federais.

Além de falar sobre as ações do Ministério e dos governos na luta contra a doença, Temporão fez um apelo à população para que mantenha reservatórios de água limpos e cobertos e que evite o acúmulo de água em outros recipientes, ambientes propícios para o desenvolvimento da larva do mosquito Aedes Aegypt.

NÚMEROS
Em todo o Brasil, há 16 cidades em risco de surto de dengue, das quais 12 estão no Nordeste - sendo cinco delas em Pernambuco: Afogados da Ingazeira, Bezerros, Camaragibe, Floresta e Serra Talhada.

No Recife, o estado é de alerta, uma vez que a quantidade de casos aumentou 1000% em relação ao ano passado.


Fonte: pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário