terça-feira, 25 de setembro de 2012

Paralisação deixa 350 mil alunos da rede estadual sem aulas na Paraíba

Quase 350 mil alunos da rede estadual de ensino da Paraíba estão sem aulas nesta terça-feira (25), dia em que os professores e funcionários decidiram paralisar as atividades. A suspensão já estava prevista no calendário anual de mobilização dos servidores em Educação para reivindicar melhorias para a categoria. 

Segundo a assessoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), a paralisação é um protesto contra o descumprimento, por parte do Governo estadual, do acordo firmado com relação ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para os profissionais da área. Os professores afirmam que o governo enviou à Assembleia, no mês passado, um projeto que acabaria com a progressão salarial da categoria. 

Já os funcionários, vigilantes, auxiliares de serviços gerais, assistentes administrativos, bibliotecários e cozinheiras também suspenderam as atividades hoje para reclamar quanto à jornada de trabalho, que é de oito horas diárias. A reivindicação é que seja diminuída para seis horas corridas. Além da longa jornada de trabalho, eles não estariam recebendo benefícios como vale-transporte, ticket alimentação e salário mínimo.

Ainda de acordo com o sindicato, os servidores das 12 regionais que compõem a rede estadual da Paraíba participam do movimento, que prevê ainda outras duas paralisações este ano: nos dias 25 de outubro e 26 de novembro. 

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação, representantes das categorias foram recebidos por representantes do órgão e também da Secretaria de Administração, que ouviram as reivindicações e se comprometeram a levar as questões dos servidores estaduais a uma discussão mais ampla. Até o fim do ano, serão realizados outros encontros entre as partes para tentar chegar a uma solução para o impasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário