quinta-feira, 20 de junho de 2013

Biografia de Letinho Homenagiado do sao joao da monda 2013

No dia 05 de dezembro de 1962, na cidade de Santa Cruz do Cabibaribe, nascia Welinton Monteiro Vieira (Letinho), o caçula dos irmãos (Socorro, Azé, Zinha e Zuza – in memoriam), filhos dos Senhores José Vieira Filho (in memoriam) e Matilde Monteiro Vieira.

Aos oito anos de idade começou a tocar sanfona, instrumento pelo qual se apaixonaria e que levaria consigo por toda a sua vida.

Estar ao lado de Letinho era uma festa para seus familiares e amigos, pois ele sempre tocava o instrumento e alegrava casamentos, batizados, festas particulares e barzinhos de toda a região com diversas canções da raiz nordestina, sem cobrar um único centavo. Apaixonado pela música, também chegou a tocar órgão na igreja.

Como santa-cruzense nato, trabalhava no ramo da confecção. Ao lado do seu irmão Zinha Vieira tornou-se um comerciante e chegou a gerenciar uma loja de tecidos na cidade de Campina Grande-PB, onde trabalhava durante o dia e a noite alegrava os ouvidos dos campinenses, não esquecendo jamais de religiosamente voltar a sua terrinha nos finais de semana.

Seu hobbye era tocar sanfona, hobbye esse que o fez chegar a formar uma banda com Hilário do Pandeiro.

No dia 21 de abril de 1993, o som da sanfona não pode ser mais ouvido, Letinho perdeu sua vida num acidente de carro, porém ele deixou entre seus amigos e familiares a marca do seu incontestável amor pela música e a cultura nordestina nas diversas canções que tocou sem nunca cobrar cachê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário