sábado, 1 de março de 2014

Coluna = O fim de uma era


Hoje, nesta primeira coluna que escrevo, excepcionalmente, a imprensa de Santa Cruz do Capibaribe está de luto. Foi-se, para outro plano, no final da noite da ultima quinta-feira dia (27), para atuar em outras mídias com notícias bem mais alegres, o amigo e companheiro de imprensa, Emanoel Glicério.

Palavras não são suficientes para expressar o que sinto ou o que seus familiares estão passando neste momento difícil, mas sei que nossa profissão, que passa por um de seus melhores momentos e, sem querer desmerecer o trabalho exercido pelos outros profissionais que a nós antecederam, podemos dizer que a partida do nobre blogueiro vai deixar um vazio muito grande.

Contarei, nessas linhas, um pouco de sua trajetória no mundo dos formadores de opinião, sob a minha ótica.

O conhecia de longa data, mais precisamente no ano de 1999 quando fazíamos cursinho juntos na escola Menino Jesus. Sempre voltávamos juntos, conversando besteiras e também coisas sérias.

Nessa época, eu tinha 16 anos, mal sabia o que era a vida ou me interessava por política e outras coisas do tipo, mas Emanoel era sempre atento a isso e já sabia o que queria.

Começou aí o desejo dele de ser jornalista, formador de opinião. Começou poucos anos depois a empreitada na Universidade Estadual da Paraíba, buscando um diploma que não foi alcançado por caprichos do destino, mas não foi necessário tanto.

Aprendeu mais que o necessário para se tornar um ótimo profissional, mantenedor de um dos principais blogs de Santa Cruz do Capibaribe e região.

Construiu uma carreira consolidada como radialista, blogueiro e comentarista político e agora parte para escrever outras matérias, outras reportagens, em uma redação celestial.

Vai com Deus “Mané do Brog” (como ele mesmo gostava de se intitular). De fato… Tivemos uma grande perda profissional (e pessoal) que não poderá ser reparada, mesmo com o passar dos anos. É o fim de uma era, mas que abre muitos caminhos para o futuro do jornalismo no município.

Hoje, tive que ser forte, mas desabei em lágrimas ao ver o nobre amigo chegando a sua última morada aqui na Terra, mas tinha que seguir fazendo o meu trabalho, pois sei que Emanoel merecia uma cobertura digna, sem sensacionalismos.

Bola pra frente, que as notícias não tem hora para surgir e precisam ser veiculadas!

Hoje estamos de luto, mas o legado deixado pelo companheiro jamais será esquecido. Vai com Deus “Mané do Brog”!
Por Thonny Hill Lima Melo, biólogo, professor e jornalista que integra a equipe do Blog do Ney Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário