segunda-feira, 14 de abril de 2014

Três bairros de Caruaru registram presença constante de escorpiões; saiba como tratar

Devido às alterações climáticas, algumas localidades de Caruaru, no Agreste pernambucano, estão registrando com maior frequência a presença de escorpiões dentro de casa. O forte calor e as chuvas favorecem a discriminação dos escorpiões em busca de alimento. Manter o ambiente sempre limpo e eliminação insetos que sirvam de alimentos são a principal medida de controle.

Nos primeiros três meses deste ano, os bairros Rendeiras, Inocoop e Nova Caruaru foram as localidades com maior incidência de casos do bicho peçonhento. A principal entrada dos escorpiões nas casas é pela rede de esgoto. A orientação é vedar ralos, caixas de gordura e tanques para evitar seu aparecimento.

Outra recomendação é guardar o escorpião para que uma equipe recolha e identifique a espécie que está na região. “É importante que tenha o escorpião para que a equipe faça uma avaliação do local e oriente melhor a população”, alerta o coordenador do Departamento de Vigilância Ambiental, Sérgio França.

Atenção:

No caso de acidente por escorpião, imediatamente se instala um quadro local com dor intensa e edema. Em casos mais graves a vítima pode apresentar tremores, náuseas, vômitos, arritmia cardíaca e choque.

As crianças, os idosos e os cardiopatas são os grupos com maior risco de morte e devem ter atendimento médico rápido. Em apenas 15 minutos, o quadro pode se agravar com desfecho trágico.

Em Caruaru, as pessoas atacadas por escorpião devem ser levadas para o Hospital Regional do Agreste (HRA).

Quem já tiver registrado a presença de escorpião em sua residência deve ligar para o Departamento de Vigilância Ambiental e solicitar a desinsetização do local.

Contato do Departamento de Vigilância Ambiental de Caruaru: (81) 3701-1423 – 3701-1424

Fonte: Rádio Liberdade