Soma dos brancos, nulos e indecisos totaliza 55% e supera índices dos dois pré-candidatos
Com 29% das intenções de voto caso a eleição fosse hoje, o deputado federal e pré-candidato ao Senado nas eleições de outubro, João Paulo (PT), que integra a chapa ao governo do Estado encabeçada por Armando Monteiro (PTB), lidera a pesquisa IPMN/JC. Até agora o único adversário na disputa pela vaga, o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (PSB) figura com 17%. A soma dos brancos/nulos/indecisos e não souberam dizer ou não responderam é de 55%.
O economista Maurício Romão faz um recorte nas intenções de voto distribuídas pelas regiões do Estado para explicar a liderança do petista, que deixou uma gestão bem avaliada na Prefeitura do Recife. “Isso reflete a força dele no Recife e região metropolitana”, pondera. Na capital pernambucana, ele recebe 35% das intenções de voto; na RMR (excluindo o Recife), 36%. Já Fernando Bezerra Coelho ficou com 14% e 9%, respectivamente.
À medida que se adentra mais profundamente nas regiões de Pernambuco, Bezerra Coelho ganha força, invertendo a posição com João Paulo. No Sertão e região do São Francisco, onde o ex-ministro, oriundo de Petrolina, construiu seu reduto eleitoral, seu nome chega a ter 34% e 56% das intenções de voto, respectivamente. Muito acima dos 11% e 3% pontuados por João Paulo, nas mesmas regiões.