segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Conheça como ficou o mapa de funções no Legislativo 2015 da Câmara de Vereadores

Foto: Arquivo.

Na manhã desta segunda-feira (26) foi realizada a primeira reunião extraordinária, onde foi definido o novo panorama político de funções atribuídas aos vereadores, especificamente quanto as Comissões Permanentes.

Para quem não conhece, essas comissões tem importante papel no funcionamento do Poder Legislativo (Câmara) e do Poder Executivo (prefeitura), já que promover estudos, pesquisas e investigações sobre problemas de interesse público; tomar a iniciativa de elaboração de proposições pertinentes ao estudo de tais problemas ou decorrentes de indicação da Câmara ou da administração pública e outras funções.

Duas delas, Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento, são alvos constantes das duas bancadas já que elas são consideradas as mais importantes por lidarem em áreas delicadas, especialmente quando se está a frente dos destinos municipais.

Conheça um pouco mais sobre essas comissões, assim como a função de cada um dos vereadores que as compõem.

Finanças e Orçamento (membros serão definidos terça-feira – 27):

Tem as funções de manifestar-se sobre qualquer proposição ou matéria sujeita à apreciação como a proposta e execução orçamentária; assuntos tributários, empréstimos públicos ou abertura de créditos, suplementação de verbas e dívida pública; Fixação ou alteração de vencimentos do funcionalismo municipal; prestação e tomadas de contas do prefeito, órgãos da administração pública e da Câmara Municipal entre outras atribuições.

Junior Gomes (PSDB) – Presidente (provável)
Klemerson Pipoca (PSDB) – Relator (provável)
Fernando Aragão (PROS) – Secretário (provável)
Helinho Aragão (PTB) – Suplente (Confirmado)

Legislação e Justiça:

Tem as funções de Opinar, em caráter preliminar, no prazo máximo de dez (10) dias, sobre o aspecto constitucional, legal ou regimental de qualquer projeto, que não tramitará sem seu parecer, salvo nos casos expressamente previstos no Regimento Interno.

Luciano Bezerra (PR) – Presidente
Zezin Buxin (PSDB) – Relator
Ernesto Maia (PSL) – Secretário
Carlinhos da Cohab (PSL) – Suplente

Educação, Cultura e Saúde:

Compete a ela fiscalizar a educação e a instrução pública; as artes e ao patrimônio histórico; convênios escolares e bolsas de estudos; incentivar a cultura, aos esportes e ao turismo; a concessão de títulos de cidadania e outras honrarias; questões relativas à higiene, à saúde pública e ao bem-estar social; a segurança e higiene no trabalho.

Deomedes Brito (PT) – Presidente
Helinho Aragão (PTB) – Relator
Zezin Buxin (PSDB) – Secretário
Dida de Nan (PSDB) – Suplente

Obras, Urbanismo, Trânsito e Meio Ambiente:

Compete opinar sobre proposições ou discutir qualquer matéria que se relacione com obras em geral; urbanismo e planos gerais ou parciais; serviços industrializados; cadastro territorial e predial; venda, hipoteca, permuta ou de direito real de uso de solo, de bens imóveis de propriedade do Município; comércio e indústria; Limpeza pública; ecologia, meio ambiente, fauna, flora, recursos hídricos entre outras atribuições.

Galego de Mourinha (PTB) – Presidente
Carlinhos da Cohab (PSL) – Relator
Ronaldo Pacas (PSDC) – Secretário
Zé Minhoca (PSDC) – Suplente

Comissão de Redação:

Compete redigir projetos ou substitutivos, com as suas respectivas emendas, aprovadas ou em primeira discussão ou em discussão única pelos vereadores e oferecer redação final aos projetos definitivamente aprovados pelo plenário.

Narah Leandro (PSDB) – Presidenta
Vânio Viera (PSDB) – Relator
Zé Elias (PTB) – Secretário
Galego de Mourinha (PTB) – Suplente

Nenhum comentário:

Postar um comentário