segunda-feira, 16 de março de 2015

Sertão Central tem o menor índice de homicídios do Estado


O governador Paulo Câmara visitou, neste domingo (15), o 8° Batalhão de Polícia Militar de Salgueiro. A unidade, que é responsável pela segurança do Sertão Central, reduziu em 43,8% os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), no comparativo entre 2013 e 2014. Se levarmos em conta apenas a cidade de Salgueiro, neste mesmo período, a redução foi ainda maior: 48%. Com o resultado positivo, o chefe do Executivo estadual fez questão de parabenizar pessoalmente os servidores envolvidos na redução da criminalidade. 

Para o governador, o Pacto pela Vida, programa criado em 2007, já provou que é uma política exitosa em todo o Estado. “Vamos continuar trabalhando pela segurança pública de Pernambuco. O ano de 2014 não foi fácil, mas o Batalhão de Salgueiro conseguiu cumprir o seu papel, reduzindo o número de homicídios no Sertão Central. Estamos aqui para cumprimentar, agradecer e pedir mais empenho. Queremos um Estado cada vez mais seguro, onde a população tenha uma melhor qualidade de vida”, argumentou Paulo Câmara.

No local, o chefe do executivo fez o descerramento da placa que homenageou o cabo PM David Gomes Barros pelo seu destaque operacional na corporação. O militar, que na ocasião também recebeu um certificado de parabenizando pelos serviços prestados, estava feliz pelo reconhecimento. "São homenagens desse tipo que fazem o nosso trabalho valer. Vamos continuar contribuindo para um Pernambuco cada dia menos violento", disse Barros. 

Depois da solenidade, Câmara conheceu o local e visitou a galeria de fotos dos ex-comandantes. Em seguida, participou de outra homenagem, essa ao tenente PM Wêsley Sávio de Sá Alves, que morreu no último dia 14 de fevereiro, vítima de um acidente de carro. 

No mesmo local, Paulo foi surpreendido pelas crianças do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que fizeram uma apresentação para o governador. A iniciativa é desenvolvida nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de mostrar aos jovens a importância de manter-se longe das drogas e da violência. 

Do 8° Batalhão da Polícia Militar, a comitiva seguiu para o Pronto Socorro São Francisco, onde visitou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que era um desejo do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Ao sair de lá caminhando, Câmara foi conhecer o Núcleo de Prevenção Social a Violência (Nuprev), onde o Proerd é desenvolvido em Salgueiro. 

O secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, cuja pasta é a responsável pela coordenação do Pacto pela Vida, acompanhou a comitiva e ressaltou a importância do trabalho de prevenção na polícia. “O trabalho do Proerd merece nosso respeito e reconhecimento. O que esse núcleo de Salgueiro vem fazendo pela comunidade, sobretudo pelos jovens, é um exemplo a ser seguido”, comentou o secretário, relatando a importância de aproximar a polícia das famílias, mantendo as crianças e jovens longe das drogas e da violência.

Fotos: Wagner Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário